Comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus

Comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus

Nossa Missão

Nossa Missão

Chamados a participar da nova Evangelização

O Amor de Cristo nos constrange, ai de nós se não anunciarmos o Evangelho (cf. 2Cor 5,14; 1 Cor 9,16). O objetivo principal da atividade da CSMCJ é a nova evangelização.

A nossa missão se dirige principalmente aos lugares e às pessoas menos atingidas pelo anúncio do Evangelho, onde a fé está em maior perigo por causa da pobreza, das falsas doutrinas, da influência da mentalidade materialista-consumista e hedonista (voltada para o prazer), alimentada principalmente pelos meios de comunicação.

Fundamento espiritual da missão primado da Graça

Acreditamos que nada podemos fazer sem o Senhor (cf. Jo 15,5), que o Espírito Santo com a ação da Sua Graça é o autor da conversão e que nós somos instrumentos preciosos na medida da nossa entrega a Ele, portanto, a nossa primeira contribuição para a eficácia da missão, antes que as nossas capacidades e meios técnicos são: a nossa oração e os sacrifícios oferecidos por amor.

Somos convencidos que o sofrimento é quase sempre consequência da falta de amor e é um clamor para que sejam quebrados os muros da indiferença que aprisionam muitas pessoas na sua auto-suficiência. Por isso, quando o sofrimento se transforma em oferecimento por amor, tem um imenso potencial missionário dando maior abertura nos corações à Palavra anunciada. Também o sacrifício voluntário, como o jejum e outras mortificações, são indispensáveis para o bom êxito da ação missionária.

Conteúdo da ação missionária

Com o testemunho, a palavra e todos os meios a nossa disposição, anunciamos os Mandamentos da Lei de Deus, o Amor infinito do Coração de Jesus ferido pelos pecados e do Coração Imaculado de Maria, os Novíssimos, preparamos para a renovação dos compromissos batismais através da Consagração a Jesus por meio da Nossa Mãe Santíssima segundo o método de São Luís M. Grignion de Montfort; incentivamos a vida interior de intimidade com Deus pelo exercício das virtudes especialmente da pureza e da ''arte da oração'' (cf. NMI 32) quer individual ou comunitária, da recitação e meditação do Santo Terço em família, para implorar a libertação do maligno e de todo o mal, para o restabelecimento integral de toda a pessoa humana (cf. Mt 6,13; Mc 16,17-18) e para interceder pela paz no mundo e nos corações, (cf. 1Tm 2,1-4); incentivamos uma maior aproximação e interiorização das Sagradas Escrituras especialmente dos Evangelhos, a preparação e a freqüência ao Sacramento da Confissão e da Eucaristia especialmente no Domingo, a Adoração Eucarística, a participação ativa na vida de comunhão da Paróquia sob a guia dos respectivos Párocos, a promoção da solidariedade e do voluntariado com o compromisso nas obras sociais da Comunidade ou da Paróquia.

Componentes da missão

Toda a CSMCJ é missionária, pois visa à salvação das almas e a expansão do Reino de Deus. A missão Servos de Maria é uma ação conjunta externa ou interna para transmitir os valores evangélicos. Deve-se utilizar para isto, os meios mais convenientes a cada situação considerando, entretanto, ser o TESTEMUNHO o elemento mais importante. Ela deve se harmonizar com a realidade local de cada Paróquia e Diocese, em obediência aos Párocos e Bispos que nos acolhem. As áreas de missão são: a contemplação, a evangelização, a do serviço social e a de suporte e apoio.

Serviço social

Somos conscientes de não podermos solucionar sozinhos os graves problemas que afligem a sociedade e que de nada adiantaria cair no ativismo. Mas queremos ser sinais de esperança do Reino e incentivar a solidariedade de todos para com os irmãos que sofrem.

A nossa ação social se desdobra em diferentes iniciativas e projetos e é sujeita a contínua expansão, segundo os sinais da Vontade de Deus que o Espírito nos revela. Diante da Vontade de Deus revelada, a nossa resposta é: "Eis-me aqui, Senhor, para cumprir a vossa vontade".

Facebook

Instagram

Twitter