Comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus

Comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus

Sobre os Anjos

Sobre os Anjos

A CRIAÇÃO DO MUNDO VISÍVEL E INVISÍVEL

Foi Deus Pai que criou o mundo visível com toda a sua beleza, diversidade e ordem. O mundo visível existe porque Deus o fez. E não existe nada que não deve sua existência a Deus Criador. Ser Criador significa dá existência a algo do nada. Todos os seres existentes no Céu e na Terra e no Universo originaram-se do nada pelo poder da Vontade de Deus. Somente quando se faz algo do nada, isto significa criar. Agir assim, somente Deus pode fazer.

Nada existe sem um “Criador”, sem um “inventor”, sem um fabricante. E Deus ao criar todo o que existe no Céu, na terra e no universo, Ele viu que tudo era Bom sem mistura do mal. Todas as coisas criadas por Deus são dotadas de finalidade, verdade, bondade, perfeição própria, etc. Cada criatura como: flores, pedras, estrelas, animais, aves, homens, mulheres, crianças, mares, rios, etc., refletem raios da sabedoria, da grandeza, esplendor e bondade infinita de Deus Criador. E há uma dependência recíproca entre os seres criados, uma verdadeira harmonia. O homem é o ser criado visível mais importante que Deus fez. E pelo Batismo o homem passa de criatura a filho de Deus.

 

Deus criou tudo na mais perfeita harmonia, equilíbrio e perfeição própria. E por que hoje em dia, não é assim? Há tantas maldades, e anormalidade nas pessoas desequilíbrio na natureza, etc. Por que existe o mal?...

Vejamos. Deus também criou um mundo invisível aos nossos olhos humanos. Este mundo invisível é o mundo dos seres espirituais e imortais chamados Anjos. Suas ações e obras são visíveis, porém, eles são invisíveis. As criaturas invisíveis são também tudo aquilo referente à realidade celestial, sobrenatural que estão ocultas aos nossos olhos humanos.

Os Anjos - São seres espirituais, imortais, inteligentes e livres, criados por Deus para servi-Lo, adorá-Lo, louvá-Lo e cumprir Suas ordens.

Os Anjos foram criados antes do Homem, num estado de santidade e felicidade. Deus criou-os milhões e milhões, cf. em: Dn 7, 10. Cada Anjo é uma pessoa puramente espiritual e não corporal carnal. Cada Anjo é dotado de inteligência, inocência, imortalidade, perfeição, bondade e liberdade. É uma pessoa espiritual particular diferente de uma para outra, isto é, a beleza de um é diferente da beleza do outro em essência.

Os Anjos são mais belos e perfeitos que todas as demais criaturas. São servidores e mensageiros de Deus. Jesus é Superior e o Centro da atração destes seres celestes, leia e cf. em Hb 1, 1-14. Desde a Encarnação do Verbo Divino até a Ascensão de Jesus aos Céus sempre houve Anjos que o cercava, adorava-O, e o servia. No nascimento, na infância, no deserto, na agonia, etc.

Tanto no AT como no NT, se narra a presença destes seres celestes auxiliando as pessoas, o povo de Deus, os Profetas, protege Ló salva Agar e seu filho, Gn 21,17, segura a mão de Abraão, Gn 22,11, etc.

Existe uma hierarquia angélica em ordem de perfeição e beleza. São divididos em nove Coros Angélicos, a saber:

 

  • 1º Coro - Os Serafins: - São os mais próximos de Deus, cuja missão é cantar louvores a Deus, comunicando aos demais coros o fogo do Amor de Deus. Os Serafins são responsáveis pela música e pelo o canto de louvor a Deus. O Chefe entre eles era o Serafim Lúcifer (= anjo de luz).
  • CORO - Os Querubins: - Recebem os raios da Sabedoria de Deus e estão cheios da Ciência de Deus.
  • CORO - Os Tronos: - Percebem o menor desejo de Deus e o comunica a todos os demais anjos.
  • CORO - As Dominações: - Responsáveis pelo combate aos espíritos maus que vagueiam pelos espaços do Céu e defendendo o mundo dos ataques destes espíritos malignos.
  • CORO - As Virtudes: - Por meio deles Deus realiza milagres e governa o universo.
  • CORO - As Potestades: - Retira todos os obstáculos que podem impedir a realização da Vontade de Deus;
  • CORO - Os Principados: - Estão a serviço de todos aqueles que exercem cargos de autoridade e chefia;
  • 8º CORO - Os Arcanjos: - São os que Deus confiam missão extraordinárias. Arcanjo Miguel = “Quem como Deus”. Ele é o Príncipe da Milícia Celeste. São três Coros de Anjos que estão a serviço da humanidade sob o comando do Arcanjo Miguel. Os demais Arcanjos são: Rafael = “Deus Cura” e Gabriel = “Força de Deus”.
  • 9º CORO - Os Anjos de Guarda: - Estes Anjos são responsáveis para cuidar daqueles que devem herdar a salvação. Cada ser humano tem um Anjo de Guarda para orientá-lo no caminho da santidade conduzindo-nos para a salvação e felicidade eterna.

Facebook

Instagram

Twitter