Comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus

Comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus

A verdade glorifica a Deus

A verdade glorifica a Deus

O perigo da mentira

Um dos grandes problemas no meio dos cristãos, hoje, já foi um dos grandes problemas da Igreja primitiva, onde os Apóstolos tiveram que combater com a Palavra, a mentira. Infelizmente, há muitos cristãos que ainda não largaram o velho hábito de mentir. E, infelizmente, em nosso meio, ainda existem pessoas que se permitem sujarem sua boca com a mentira.

A mentira destrói relacionamentos, cria inimizades, exalta a si próprio e acusa a todos como errados. Há um ditado onde diz que a mentira tem “pernas curtas”. Mas, também, ela corre velozmente para “queimar” as pessoas das quais queremos de alguma forma atingir.

No Evangelho de São João, 14,6 Jesus nos diz: “"6.Jesus lhe respondeu: “Eu sou o Caminho, a VERDADE e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim." Mas, o pai da mentira é o diabo. Como um filho de Deus pode viver com mentiras? Vejamos no livro dos Atos dos Apóstolos 5, 2s, "2.Um certo homem chamado Ananias, de comum acordo com sua mulher Safira, vendeu um campo e, combinando com ela, reteve uma parte da quantia da venda. Levando apenas a outra parte, depositou-a aos pés dos apóstolos. 3.Pedro, porém, disse: “Ananias, por que tomou conta Satanás do teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e enganasses acerca do valor do campo? 4.Acaso não o podias conservar sem vendê-lo? E, depois de vendido, não podias livremente dispor dessa quantia? Por que imaginaste isso em teu coração? Não foi aos homens que mentiste, mas a Deus”."

TODO MENTIROSO É ENGANADOR E FALSO! Como? Isso mesmo, não se assuste! “Falsidade consciente e intencional, de preceitos perversos, ímpios e enganador” São a tradução da palavra mentiroso!

O efeito desastroso da mentira.

Mentir pode causar danos irreversíveis à vida fraterna, pois o amor saudável se baseia, principalmente, na confiança. Sem confiança, não há tranqüilidade e o amor não amadurece. Um exemplo: Quando um casal perde a confiança um no outro, o relacionamento acaba. A sensação de sentir-se traído provoca muita dor e rompe com o outro. Diante da descoberta da traição, a pessoa passa a acreditar que seu relacionamento todo foi uma grande mentira.

Veja o que a mentira pode causar:


Decepção: Pela comprovação a pessoa não era exatamente quem a gente pensava que fosse;
Sentimento de fracasso: Pelo erro de avaliação e de ter confiado em alguém que não deveria;

Desconfiança: É impossível permanecer num relacionamento, numa amizade se a capacidade de continuar apostando na relação foi destruída pela mentira;
Ressentimento: Sentir-se desconsiderado, desrespeitado e traído provoca mágoa, raiva e insegurança. O ressentimento é diretamente proporcional à expectativa que se tinha sobre o outro;

Desrespeito: A pessoa enganada, inconscientemente, se vinga do mentiroso, que fazer com ele sinta sua dor e o clima entre eles pode tornar-se hostil e perigoso;
Desinteresse: Ao ser enganado, a pessoa interrompe o afeto que era dirigido ao outro. Passa a ver o mentiroso como alguém a ser evitado;
Ruptura: É o final dos relacionamentos baseados na mentira.

Conclusão

 

Não existe nada mais devastador para um relacionamento do que a perda da confiança.

Quem mente passa a conviver com dois fantasmas: o da MENTIRA e o do MEDO de ser descoberto. 

A pior coisa que existe é uma pessoa descobrir que foi enganada. Por isso, mesmo que a verdade seja dolorosa, é melhor optar por ela.

Assuma seu erro o mais depressa possível. Diga que mentiu, porque assim sua chance de ser perdoado é maior. É mais fácil perdoar uma fraqueza momentânea do que uma mentira. Também é mais fácil perdoar o mentiroso que assume sua fraqueza, do que perdoá-lo quando sabemos da mentira através de outra pessoa, afinal ninguém gosta de ser enganado. 

Mas, para nós, eleitos do Senhor, em comum com aqueles que lavaram suas vestes no Sangue do Cordeiro precisa ser... "Em sua boca não se achou mentira, pois são irrepreensíveis."
(Apocalipse 14,5).

Facebook

Instagram

Twitter